A psicologia positiva é uma abordagem que enfatiza as forças humanas e o bem-estar, oferecendo um complemento às práticas educacionais tradicionais focadas em déficits.

 A psicologia contemporânea está preocupada com o lado negativo da vida e interpreta o funcionamento da pessoa apenas em termos de um modelo de doença, ignorando quase completamente o lado positivo da vida. Pluskota (2014)

Objetivo do Estudo

Explorar as aplicações da psicologia positiva na educação, com foco no desenvolvimento de pontos fortes individuais e intervenções preventivas.

Como foi Conduzido?

Revisão teórica e análise de programas práticos baseados na psicologia positiva aplicados em contextos educacionais.

Resultados:

Conceitos-chave:

  • Pilares da psicologia positiva: Experiências positivas, características pessoais positivas e instituições positivas.
  • Programas educacionais destacados:
    • Penn Resiliency Program: Promove o otimismo e reduz sintomas de depressão.
    • Intervenções baseadas em forças (Signature Strengths): Foco no desenvolvimento de virtudes como sabedoria, coragem, humanidade e temperança.

A psicologia positiva fornece ferramentas práticas para aumentar o bem-estar mental e o funcionamento ideal de alunos.

Conclusões

A integração da psicologia positiva na educação pode prevenir problemas de saúde mental e promover o desenvolvimento de pontos fortes. Programas como o Penn Resiliency Program demonstraram eficácia no aumento da resiliência e no bem-estar geral.

Nota: Este conteúdo foi adaptado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Fonte: Pluskota, A. The application of positive psychology in the practice of education. SpringerPlus 3, 147 (2014). https://doi.org/10.1186/2193-1801-3-147

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