Saber lidar com dinheiro é uma grande preocupação na vida adulta e nada melhor do que ensinar as crianças sobre a conscientização ainda na infância, certo?

Uma pessoa quando é educada financeiramente busca procurar alternativas melhores e mais econômicas na hora de realizar uma transação financeira. Poupar/investir faz parte do seu planejamento em uma tomada de decisão, estar por dentro do mercado financeiro e das melhores práticas na hora de comprar um produto ou serviço é extremamente importante para entender melhor sobre o assunto.

Podemos exemplificar a perspectiva a partir da seguinte situação, ao comprar um novo aparelho celular, não devemos analisar apenas o valor monetário associado ao produto, mas também, levar em consideração alguns questionamentos, como por exemplo, a origem da matéria prima utilizada, as condições ofertadas pela empresa à mão de obra envolvida na produção, os impactos causados ao meio ambiente, a possível influência da mídia no desejo de consumir o produto, entre outras questões, que ultrapassam os limites da análise puramente matemática quando analisamos apenas os melhores preços e formas de pagamento para adquirir o aparelho.

A pesquisa, de caráter qualitativo, caracterizada como estudo de caso, foi realizada no segundo semestre do ano de 2014, com pais de crianças em idade escolar, cursando o período compreendido desde a pré-escola até o quinto ano do ensino fundamental, da rede de ensino privada e pública, do município de Sinop, Mato Grosso. Teve como objetivo constatar se os pais estão empenhados em ensinar seus filhos a lidar com dinheiro, e verificar de que forma acontece essa educação financeira.

Ou seja, contribuir para o delineamento de metodologias do ensino de finanças para crianças mediante a construção de situações didáticas de economia em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que à construção do conhecimento financeiro é imprescindível o conhecimento econômico, sendo este entendido contexto maior capaz de conferir significado aos conceitos e às noções financeiras. As estratégias de abordagem de educação financeira propostas neste artigo foram inspiradas em estudos que analisam a construção infantil de noções econômicas. 

Com o objetivo de melhorar a percepção que as crianças têm sobre o dinheiro, este projeto, denominado “A Importância da Educação Financeira Infantil”, visou esclarecer a importância da educação financeira para os pequenos cidadãos, buscando formas de trabalhar este tema de maneira acessível aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

A metodologia do projeto constou com algumas etapas para seu desenvolvimento, através destes livros, buscou-se abordar de forma lúdica algumas situações que envolvam dinheiro direcionadas ao público infantil. Depois, foi confeccionado um cartaz, onde os alunos descreveram o que haviam aprendido durante a realização deste projeto. Para eles, através das conversas realizadas foi possível aprender: a economizar o dinheiro; utilizar o cofrinho, entre outros.


Nota: Este conteúdo foi adaptado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Fonte: Sonia Maria Destefani, Educação financeira na infância, Revista Eventos Pedagógicos https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9722/5995

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