Este estudo investiga como o ambiente de uma cozinha digital coreana facilita a aprendizagem cultural para as pessoas, permitindo que estudantes conheçam a língua e os costumes coreanos por meio de atividades culinárias práticas. Ao integrar tecnologia e cultura em um ambiente do dia a dia, a pesquisa oferece uma percepção para uma compreensão mais profunda da cultura coreana através do ato de cozinhar. A análise dos resultados destaca os benefícios da interação prática no aprendizado de culturas estrangeiras.

Com o avanço tecnológico, surgiram métodos inovadores de ensino, onde é possível vivenciar culturas estrangeiras em ambientes reais ou simulados. Este estudo explorou a "Cozinha Digital Coreana", um espaço onde adultos experimentam a cultura coreana enquanto cozinham pratos tradicionais.

Para o público infantil, um ambiente como este sugere a importância de integrar aprendizado sensorial e cultural desde cedo, pois cozinhar envolve o desenvolvimento motor e o gosto pelo alimento e abre portas para a curiosidade e o respeito por diferentes culturas.

A pesquisa foi conduzida com 48 participantes adultos que nunca haviam estudado coreano. Eles realizaram duas sessões de aprendizado: uma em uma sala de aula tradicional, com fotos de alimentos e utensílios, e outra na cozinha digital, com ingredientes e ferramentas reais. Questionários e entrevistas foram aplicados para medir as preferências e a eficácia das duas abordagens. Essa metodologia ressalta a importância do uso de ambientes interativos na educação cultural, sendo possível extrapolar seu impacto também para a primeira infância, ao introduzir contextos culinários reais ou simulados que destacam os sentidos.

Resultados do estudo

Experiência prática e multissensorial:

Para adultos: Os resultados mostraram que os participantes preferiram a cozinha digital, onde podiam tocar, cheirar e provar os ingredientes, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz.

Para crianças: A infância é um período de curiosidade sensorial intensa, o contato com diferentes alimentos e objetos na cozinha pode ser muito pertinente para novos aprendizados. Em atividades supervisionadas, crianças podem explorar texturas e aromas, além de desenvolver habilidades motoras e o gosto por alimentos variados, ajudando a construir uma conexão com culturas diversas.

Os alunos há muito recebem tarefas pedagógicas que os fazem vivenciar os aspectos culturais, em vez de realmente encontrar a cultura-alvo para realizar atividades do mundo real. A Cozinha Digital Coreana (KDK) permitiu que os alunos se envolvessem em uma tarefa do mundo real de fazer fisicamente o prato. 

Aprendizagem cultural e linguística:

Para adultos: Na cozinha digital, os participantes aprenderam sobre cultura e idioma de maneira integrada, manipulando ingredientes e utensílios típicos coreanos. Esse contato direto com a cultura, em vez de apenas visualizá-la, resultou em maior retenção e compreensão.

Para crianças: a exposição de crianças a ingredientes e atividades culinárias de outras culturas amplia seu vocabulário e estimula a curiosidade sobre modos de vida em outros países. Aprender novas palavras, como nomes de ingredientes e utensílios, faz com que elas despertem o interesse pela língua e pela diversidade cultural.

Na aprendizagem cultural, é importante que os alunos sejam capazes de "refletir sobre sua cultura nativa, sintetizar informações sobre outras culturas, bem como outras disciplinas relacionadas, e construir ativamente sua própria compreensão da cultura-alvo" 

Engajamento e motivação no aprendizado:

Para adultos: os participantes relataram maior motivação e engajamento na cozinha digital, pois a tecnologia integrada permitiu uma experiência de aprendizado mais divertida e imersiva.

Para crianças: o uso de ambientes digitais interativos e práticos, como simulações de cozinha, pode também cativar o interesse das crianças. O aprendizado por meio de jogos e simulações (ex.: aplicativos culinários interativos) promove uma imersão cultural que fortalece o aprendizado de maneira lúdica, respeitando as fases cognitivas da infância.

Além disso, a culinária desempenha um papel importante no aumento da motivação. Mais e mais países ao redor do mundo têm visto um número e uma variedade crescentes de livros de receitas e programas de culinária na TV. Eles refletem os interesses e o prazer das pessoas em relação à culinária. Em outras palavras, a motivação da tecnologia e das culinárias é estimulada em um ambiente de cozinha digital.

O estudo sugere que a aprendizagem cultural em ambientes reais ou simulados permite uma conexão autêntica com a cultura e língua de um país estrangeiro. Ambientes como cozinhas simuladas ou interações com alimentos diversos podem criar uma base de respeito e curiosidade acerca de outras culturas, fortalecendo o desenvolvimento social dos pequenos. A cozinha, portanto, pode ser um ambiente onde crianças aprendem a apreciar e valorizar outras culturas enquanto experimentam, tocam e sentem o que outros povos consomem.

Nota: Este conteúdo foi adaptado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Fonte: Park, J. Culture learning in a daily space of kitchen: The case of Korean digital kitchen. Smart Learn. Environ. 8, 32 (2021). https://doi.org/10.1186/s40561-021-00178-3

Apoie nossa causa!

Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.

Compartilhe: