A preparação para os Jogos Olímpicos envolve um treinamento físico rigoroso e uma atenção especial com a alimentação. Muitos atletas olímpicos atribuem seu desempenho excepcional a dietas cuidadosamente planejadas que fornecem a energia e os nutrientes necessários para suportar a intensidade de seus treinos e competições. Veja a seguir algumas histórias inspiradoras de atletas que destacam a importância da alimentação saudável no caminho para o sucesso olímpico.

Histórias Inspiradoras

Michael Phelps

Michael Phelps, o nadador mais condecorado na história das Olimpíadas, é conhecido por sua dieta impressionante durante seu auge. Phelps consumia cerca de 12.000 calorias por dia para sustentar seus treinos intensivos. Sua dieta incluía massas, pizzas e ovos e também muitas frutas, vegetais e proteínas magras. Phelps destacou a importância de uma alimentação balanceada para manter seus níveis de energia e recuperação muscular.

Comer, dormir e nadar, é tudo o que posso fazer. Michael Phelps em entrevista à NBC

Simone Biles

Simone Biles, uma das ginastas mais talentosas do mundo, enfatiza a importância de uma alimentação saudável para sua performance. Biles prefere refeições simples e caseiras, que incluem proteínas magras, vegetais, e carboidratos complexos. Ela evita junk food (ultraprocessados)  e se concentra em alimentos que promovem a recuperação e mantêm sua energia durante os treinos intensos.

Eu como o que me faz sentir bem e tento não comer demais ou me empanturrar porque estou sempre na academia. Simone Biles em entrevista à women's health

Usain Bolt

Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, teve uma dieta rica em proteínas durante seus anos de treino. Ele consumia carnes magras, como frango e peixe, além de uma abundância de frutas e vegetais frescos. Bolt também incluía alimentos ricos em carboidratos, como batatas doces e arroz, para manter sua energia alta durante os treinos e competições.

Nos últimos três anos, eu realmente me concentrei na minha dieta. Inicialmente, eu só comia o que eu tinha vontade, mas ajustei minha dieta para comer mais vegetais e proteínas. Usain Bolt à GQ

Bruno Fratus

O nadador brasileiro já teve uma dieta bem restrita, mas foi quando mudou seus hábitos que passou a se sentir melhor e melhorar seu desempenho nas piscinas.

Em entrevista ao Olympic Channels, Fratus relatou que parou de cortar alimentos, voltou a comer carne vermelha e macarrão.

Foi quando comecei a ficar realmente mais forte. A qualidade do meu treino aumentou drasticamente, ganhei um bom peso na sala de musculação e a qualidade do meu sono melhorou muito. Ainda não bebo refrigerantes e tento ficar longe do açúcar, mas bebo um pouco de vinho de vez em quando, tomo uma cerveja e ainda como pão e queijo.

A trajetória desses atletas olímpicos mostra que uma alimentação saudável é um componente imprescindível do sucesso esportivo. As crianças podem se inspirar nessas histórias para adotar hábitos alimentares saudáveis e, quem sabe um dia, também participarem dos Jogos Olímpicos. É importante prestar atenção aos relatos dos atletas, que destacam como o equilíbrio é primordial. Devemos explicar para os pequenos que tudo bem incluir alguns alimentos considerados menos saudáveis, desde que seja feito com parcimônia.

Apoie nossa causa!

Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.

Compartilhe: