A poluição marinha ocorre devido ao derramamento de lixo no mar, produtos químicos, resíduos de atividades comerciais, industriais e agrícolas causando um impacto ambiental que resulta na destruição da vida marinha.
Infelizmente alguns resíduos jogados no mar são confundidos pela fauna marinha com alimentos que causam sua morte, afetam outros animais, além de trazer doenças para os seres humanos.
Combater a poluição marinha é um desafio complexo que requer ações necessárias em diversos níveis, mas se virar um hábito no seu dia a dia pode trazer benefícios positivos para o nosso ecossistema.
Vamos conhecer algumas estratégias que vão te ajudar a evitar a poluição marinha:
- Evitar o uso dos plásticos: reforçar leis que proíbam ou limitem a venda de produtos que utilizam plásticos de uso único.
- Limpeza dos oceanos: apoiar e participar de iniciativas voluntárias que fazem limpeza nos oceanos, praias ou atividades costeiras.
- Conscientização da população: incluir a educação ambiental nas escolas, promover campanhas de incentivo público, apoiar organizações não governamentais na limpeza e preservação dos oceanos.
- Tratamento de resíduos: investir em sistemas eficientes como tratamentos de resíduos, estações de tratamento de água, implementar tecnologias avançadas que analisam e removem os micro plásticos dos oceanos.
- Regular e fiscalizar: estabelecer e aplicar regras rigorosas contra o despejo ilegal de resíduos no mar, por em prática sistemas de monitoramento para quem não cumpri-las e punir quem praticar atividades ilegais.
- Fazer pesquisas de inovação: investir em pesquisas para desenvolver materiais biodegradáveis e buscar alternativas melhores que possam substituir o plástico.
- Economia circular: incentivar empresas a adotar práticas de design sustentável para diminuir a geração de resíduos.
Ou seja, influenciar as crianças a combater a poluição marinha é uma estratégia muito importante para garantir um futuro sustentável. Começar a partir de agora a educá-las e protegê-las é a maneira mais inteligente de preservar a saúde do nosso planeta.
Além das estratégias sustentáveis que podemos começar a praticar, também podemos influenciar as futuras gerações nas escolas com estratégias eficazes, como:
Educação ambiental: inclusão de temas sobre poluição marinha no currículo escolar.
Atividades práticas: organizar passeios escolares em praias para ensinar sobre a biodiversidade e o que a poluição causa ao meio ambiente.
Incentivo a participação: criar grupos nas escolas onde as crianças podem debater sobre o assunto e planejar ações contra a poluição.
Exemplo em casa: ter conversas sobre a importância de utilizar menos plásticos, reciclar e compostar.
Criação de conteúdo: criar histórias sobre a poluição marinha, como acontece, de forma que as crianças entendam, participem e possam se relacionar sobre o assunto.
Tecnologia e mídias sociais: utilizar plataformas e redes sociais para divulgar informações, promover campanhas para engajar as crianças a se conscientizar sobre o tema, apoiar pequenos incentivadores que promovem a preservação dos oceanos.
Ou seja, envolver crianças desde cedo, de maneira prática, educativa e divertida é um meio de gerar consciência e engajamento na luta contra a poluição marinha e a preservação do nosso ecossistema.
E aí, estamos juntos nessa? Vamos causar mais impactos positivos para o nosso planeta.
Apoie nossa causa!
Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.