Com o avanço tecnológico, o uso excessivo de internet e smartphones tornou-se um hábito comum, especialmente entre jovens e adultos. Mas, quando esse uso se torna um vício, ele pode ter consequências negativas para a saúde mental e a alimentação, aumentando também o risco ou o sentimento de solidão.
Além de ser um tema muito atual, também é relevante e merece atenção dos pais e cuidadores que não monitoram o acesso e o tempo que as crianças passam em frente às telas. Por isso, a discussão e os resultados do estudo também se estendem ao público infantil
O uso excessivo da Internet e/ou uso excessivo de smartphones, incapacidade de resistir ao desejo de usar a Internet, não perceber o tempo gasto na Internet ou no telefone e sentimentos de extrema tensão e agressão, quando privados, podem levar à interrupção do trabalho, da vida social e familiar (YOUNG, 2004).
Os efeitos do vício em internet e smartphones
O estudo reuniu dados de 643 participantes entre 18 e 50 anos, revelando que a dependência de internet e smartphones está relacionada a comportamentos alimentares inadequados e ao sentimento de solidão.
Principais impactos do vício em tecnologia
- Alimentação compulsiva: a distração causada pelo uso excessivo da tecnologia pode desencadear hábitos alimentares prejudiciais, como o incentivo ao consumo de alimentos não saudáveis ou até mesmo a ingestão excessiva de comida, devido a distração com as telas no momento da refeição.
- Sedentarismo: O uso constante de smartphones e internet reduz o tempo disponível para atividades físicas, contribuindo para o ganho de peso.
- Isolamento social: Muitos jovens substituem interações sociais reais pelo contato virtual, aumentando a sensação de isolamento.
A pesquisa mostrou ainda que jovens entre 18 e 25 anos são os mais afetados, sendo mais vulneráveis ao desenvolvimento de atitudes alimentares anormais e ao sentimento de solidão.
Acredita-se que a solidão seja um fator importante que afeta o vício na Internet. O vício em Internet pode levar à solidão, assim como a solidão pode causar o vício em Internet (SANLIER, ÖZYALÇIN, KOCABAŞ, 2024).
A dependência tecnológica pode ter consequências profundas e abrangentes, afetando desde a saúde mental até o comportamento alimentar. Reduzir o tempo de uso desses dispositivos e incentivar atividades presenciais e físicas são passos necessários para uma vida mais saudável.
Monitore se seu filho não está se isolando, passando muito tempo sozinho e imerso no mundo virtual. Caso isso ocorra, ajude-o a se reconectar com a realidade. Além disso, evite que ele consuma conteúdos relacionados à alimentação excessiva ou faça suas refeições com o celular.
Nota: Este conteúdo foi adaptado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte: Sanlier, N., Özyalçin, B., Kocabaş, Ş. et al. Relationship between internet and smartphone addiction and eating attitude and feelings of loneliness in young and adults. Egypt Pediatric Association Gaz 72, 80 (2024). https://doi.org/10.1186/s43054-024-00322-x
Apoie nossa causa!
Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.