O desenvolvimento físico e emocional das crianças varia segundo a idade,
por isso suas preferências por atividades físicas também podem variar.

É perigoso tratar as crianças como adultos em miniatura durante o período em que seus corpos, mentes e processos de desenvolvimento ainda estão amadurecendo. Durante a infância, o esqueleto das crianças muda lentamente. O fato de os ossos de uma criança ainda estarem se formando significa que nem todas as atividades físicas são boas para ela. Devido ao modo como os ossos crescem, um programa de resistência e condicionamento focado em uma ação muscular muito intensa, como saltar de uma altura considerável, arrancadas explosivas, torções intensas de joelho, pulos repetitivos ou levantamento de peso podem ser prejudiciais aos ossos frágeis e ainda em formação das crianças. Dessa forma, ações como saltar, agachar, correr e pular são atividades extremamente saudáveis para os jogos normais de uma criança. Do ponto devista do desenvolvimento emocional, aquelas mais jovens não compreendem o sentido da competição ou as regras complexas do esporte; tampouco dispõem de formação física para praticá-lo.

Programas eficazes se adéquam bem ao desenvolvimento físico e emocional das criança se oferecem opções de atividade física apropriadas a cada fase de desenvolvimento, com base não só na faixa etária, mas também nas necessidades individuais de cada criança (p.ex.,necessidades físicas, emocionais, cognitivas, etc.). De início, eles apresentam atividades simples, divertidas e variadas. A pré-adolescência deve focar na construção de habilidades e no trabalho em equipe, mantendo, ao mesmo tempo, a variedade. Os adolescentes aprendem movimentos complexos e adquirem independência pessoal. Os melhores programas são aqueles que ensinam aspectos de liderança e valores.

Um ponto positivo
Balanceability (capacidade de equilíbrio) é um programa inovador do Reino Unido que ensina crianças de apenas 30 meses a andar de bicicleta. O programa utiliza bicicletas sem pedal para promover uma habilidade fundamental necessária para andar de bicicleta e para a vida: o equilíbrio. Até a idade de 4 anos, o currículo foca nas habilidades motoras brutas e movimentos fundamentais. À medida que as crianças ficam mais velhas, é dada ênfase à coordenação e às habilidadesdos movimentos complexos. Balanceability dá a elas a oportunidade de desenvolver uma grande variedade de habilidades necessárias sem deixar a diversão de lado.

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