Contar histórias é uma tradição que atravessa gerações e culturas, com efeitos positivos comprovados no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Hoje, a tecnologia oferece novos meios para levar essa prática às salas de aula, promovendo uma experiência mais interativa e envolvente. Este estudo aborda o impacto da contação de histórias digitais em um clube infantil na Indonésia, explorando as vantagens e os desafios de digitalizar essa prática no contexto da educação infantil.

A tecnologia na contação de histórias A digitalização permite que as histórias sejam apresentadas de forma dinâmica, utilizando recursos visuais, sonoros e interativos. Com o uso de tablets e projeções, por exemplo, as crianças se tornam parte da narrativa, o que desperta maior interesse e melhora a retenção de conteúdo. Os professores relataram que as ferramentas digitais ajudam a capturar a atenção das crianças, tornando o aprendizado mais envolvente e facilitando a compreensão de conceitos complexos.

Pesquisas indicam que crianças em idade pré-escolar geralmente estão familiarizadas com a tecnologia digital antes de serem apresentadas aos livros (Brody. 2015; Hopkins et al., 2013).

Desenvolvimento de habilidades cognitivas

Além de promover o interesse pela leitura, a contação de histórias digitais contribui para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. As crianças se envolvem ativamente na narrativa, o que estimula a expressão verbal e a compreensão de novas palavras e conceitos. Essa interação também fortalece habilidades sociais, pois as histórias frequentemente incluem situações que incentivam a cooperação e a empatia.

Desafios e Limitações

Apesar dos benefícios, a digitalização da contação de histórias enfrenta desafios práticos. A implementação depende de recursos financeiros e de um treinamento adequado para os educadores. Além disso, o uso excessivo da tecnologia pode desviar a atenção das crianças em atividades que promovem o contato direto e a socialização. Para equilibrar, é importante que as ferramentas digitais se complementem, mas não substituam completamente, as interações presenciais e tradicionais.

Muitos pais e educadores são de fato contra o uso da tecnologia para crianças pequenas. Vários dispositivos de tecnologia, como TVs, smartphones e tablets, são alertados para ter um impacto negativo nas crianças (Blackwell et al., 2014 ). 

Impacto na Educação Infantil

Os resultados indicam que contar  histórias digitais é uma boa ferramenta, mas deve ser usada com parcimônia. Integrada ao currículo, ela pode ampliar as formas de aprendizagem e criar experiências significativas. As histórias digitais possibilitam que as crianças se identifiquem com personagens e cenários, promovendo um aprendizado ativo e que estimule sua criatividade.

Por meio da simplificação, interação e acessibilidade da tecnologia, os métodos de narrativa digital têm se espalhado rápida e amplamente. Tornou-se uma plataforma de aprendizagem confiável, pois as novas tecnologias se tornaram mais baratas e mais comumente acessíveis a um número considerável de pessoas.

A digitalização da contação de histórias representa uma evolução natural na educação infantil, combinando o valor pedagógico da narrativa com os recursos interativos da tecnologia. Se utilizada com moderação e suporte adequado, pode enriquecer o aprendizado e criar experiências que preparam as crianças para um mundo cada vez mais digital. Educadores e instituições devem explorar esse potencial, garantindo que a tecnologia seja uma aliada no desenvolvimento integral das crianças.

Nota: Este conteúdo foi adaptado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Fonte: Rahiem, MDH Storytelling in early childhood education: Time to go digital. ICEP 15 , 4 (2021). https://doi.org/10.1186/s40723-021-00081-x

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