Manter a sustentabilidade em harmonia, adaptando tarefas do dia a dia em hábitos saudáveis que possam contribuir com o meio ambiente, é algo que pode ser passado para crianças e jovens, tornando-os pessoas conscientes que causarão um impacto positivo no futuro e ao redor do mundo.

A sigla ESG vem sendo muito comentada e praticada nos últimos tempos que significa "Environmental, Social, and Governance" ou, em português, "Ambiental, Social e Governança".

Ambiental [E]
Quando falamos em “Ambiental” se refere em como podemos ajudar a natureza como rios, árvores, animais, incluindo o ar que respiramos com ideias do que pode ser feito para as empresas ajudarem no meio ambiente, como: reciclar o lixo, economizar água e energia dentro da organização.

Social [S]
O “Social” é relacionado a pessoas, como é o tratamento das pessoas perante a comunidades, quando se trata de empresas, como é o relacionamento com os clientes e funcionários.

Governamental [G]
“Governança” está ligada à administração e como as empresas são dirigidas. São regras elaboradas que ajudam a empresa a fazer a coisa certa.

São três áreas de extrema importância para empresas que se preocupam com o meio ambiente com o intuito de medir o quanto a organização se importa em contribuir com o nosso planeta e as pessoas que convivem nele.

Para começar a adotar práticas importantes e aplicá-las no dia a dia, desde as crianças até os adultos, é necessário que o básico seja ensinado dentro de casa e nas escolas, envolvendo atividades sustentáveis que levam o ser humano a entender que, quanto mais nos preocupamos com a natureza e entendemos o seu propósito, vamos ajudar o nosso planeta a progredir e enfrentar as atrocidades que estamos sofrendo hoje.

Algumas dicas que fazem diferença no dia a dia:

Reciclar em casa: separe o lixo para uma melhor coleta seletiva

Economia de água e luz: sempre fechar as torneiras quando não estiver utilizando e desligar as luzes quando sair dos ambientes e de casa.

Plantar em casa: se puder ter uma hortinha e colher os seus frutos já seria um grande passo.

Optar por produtos com selo verde: escolha produtos que se preocupam com o meio ambiente.

Como implementar o ESG na educação das crianças:

  • Optar por escolas que tenham valores sustentáveis
  • Apoiar a gestão familiar na educação
  • Estimular ações comunitárias e estimular o empreendedorismo social
  • Reduzir o lixo e fazer a coleta seletiva
  • Estimular as crianças a consumir bons conteúdos
  • Reciclar brinquedos

Essas são algumas ideias de como podemos incentivar as crianças com pequenos costumes e começar a mudar o seu mindset. Se começarmos a praticar hábitos saudáveis hoje, o amanhã nos agradece.

Entender o ESG pode parecer complicado no começo, mas quando pegamos o jeito de nos conscientizar e garantir que estamos trabalhando para um mundo melhor, esses princípios se tornarão cada vez mais fáceis de serem feitos até que seja essencial na vida do ser humano.

Apoie nossa causa!

Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.

Compartilhe: