Já imaginou nosso planeta sem plantas e animais silvestres? Difícil pensar né? Mas quero deixar claro que isso é um fenômeno natural, onde algumas espécies desaparecem devido a mudanças climáticas, poluição e diversas causas que geram impactos à natureza.
Nos últimos cinco anos, a taxa de extinção de espécies da fauna e flora tem aumentado significativamente. Especialistas estimam que a taxa de extinção atual é entre 1.000 e 10.000 vezes maior do que a taxa natural de extinção. Entre 0,01% e 0,1% de todas as espécies do planeta estão se extinguindo a cada ano, o que significa que, anualmente, entre 200 e 2.000 espécies desaparecem. Fonte: WWF
Aproveitando o momento das férias escolares, ressalto a importância de trazer mais conhecimento sobre essa informação onde a taxa de extinção aumentou de forma drástica com o passar dos anos devido à ação humana.
O aumento dessa crueldade não implica somente com a biodiversidade no geral, mas também para a saúde dos ecossistemas e seu habitat natural como um todo. Se começarmos desde cedo a nos preocupar com cada detalhe que causam ameaças ao meio ambiente já estamos a um passo de construir um futuro melhor para as crianças de hoje em dia.
Para ajudar a entender melhor sobre o assunto destaco algumas possibilidades que podemos fazer para minimizar essas causas, como:
Educar e conscientizar - aprender sobre as espécies que estão em risco de extinção e espalhar essa mensagem a conhecidos é uma forma de ajudar na conscientização e conservação.
Apoio nas leis de proteção - existem leis que protegem o meio ambiente e a extinção dos animais silvestres, apoiá-las e falar com os adultos sobre essa causa faz uma grande diferença.
Usar menos plástico - muitos plásticos não utilizáveis acabam parando nos oceanos e se transformam em mini partículas fazendo com que o animal coma esses resíduos, com isso, eles podem morrer ou transmitir doenças a outras espécies e aos seres humanos.
Conservação do meio ambiente - jogar lixo em seu devido lugar, não poluir rios, lagos e oceanos onde as plantas e os animais vivem.
Porque devemos proteger nossas espécies?
Assim como os seres humanos, a fauna e a flora também precisam de cuidados para a sua renovação. O equilíbrio do nosso bioma é essencial e a preservação do nosso ecossistema garante acesso a alimentos e a outros recursos naturais como alguns medicamentos que são feitos através de plantas e ervas.
Alguns fatores essenciais são:
Biodiversidade e equilíbrio ecológico - cada espécie tem a sua função e quando um desaparece afeta outras plantas e animais que dependem dela.
Saúde do planeta - as plantas e os animais ajudam a tornar o nosso planeta mais saudável, por exemplo, a árvore produz oxigênio que contribui com o ar que respiramos. As abelhas polinizam as flores para que as plantas cresçam.
O filme “A Era do Gelo 2” reflete as ações causadas pelo ser humano por consequência do efeito estufa, como as variações da cobertura de neve, aumento do nível do mar e diversos outros fatores relacionados ao clima. A maior evidência do filme são os derretimentos das geleiras.
A ficção é muito próxima da realidade que vivemos nos mostrando o caminho percorrido pelos animais em busca de um lugar melhor para sobreviver pelo fato do seu habitat natural correr perigo.
Proteger nossas espécies é muito importante para o equilíbrio do planeta e pequenas tarefas do dia a dia garantem que elas continuem vivendo conosco durante anos e anos. A conscientização e ação individual e coletiva são necessárias para reverter a nossa situação atual e promover um futuro saudável para todas as formas de vida do nosso planeta.
E aí vamos aproveitar as férias e começar a fazer a nossa parte?
Apoie nossa causa!
Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.