Com a causa dos incêndios florestais estamos vivendo o pior momento das queimadas na Amazônia associadas ao desmatamento que inclui diversos fatores como a fragilidade das leis ambientais.

O coração do Brasil está se destruindo aos poucos e causando impactos ambientais que levam a pior qualidade do ar se espalhando pelo nosso país e afetando grandes cidades.

De acordo com a pesquisa: “ Segundo especialistas, a fumaça afeta dez estados e vai seguir sobre o país até o fim da semana. A Amazônia está em chamas. A floresta registrou 63 mil focos de fogo desde janeiro até agora.”  Fonte G1

Vivemos um problema crítico que não afeta só o meio ambiente, mas a população em si, gerando problemas de saúde, interrupções econômicas, prejuízos ao ecoturismo e outras diversas causas que impactam negativamente a economia local dos estados. É uma questão que vai além da destruição da vegetação, ela implica com a biodiversidade, clima global, saúde humana e a economia dos estados vizinhos.

Um dos principais prejudicados com o desmatamento são os povos indígenas que habitam boa parte da Amazônia gerando graves consequências para essa população como risco de vida, violência e invasões de terras/moradia.

Nos primeiros dias de Setembro, os focos de incêndio aumentaram o dobro do que foi observado em 2023 evidenciando a importância de políticas de preservação e sustentabilidade na região.

De acordo com a diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, diz que o avanço dos incêndios em grande parte do país preocupa principalmente pela antecipação do período crítico. Fonte: Amazonas Atual

Infelizmente o estado de São Paulo foi muito prejudicado, afetando a visibilidade e a qualidade do ar com condições meteorológicas desfavoráveis e clima seco que causa piora no problema e impacta a saúde da população inclusive de crianças e adolescentes que precisam estar em movimento, ir a escola, praticar atividades físicas.

A mistura de poluentes tóxicos como monóxido de carbono e dióxido de enxofre podem durar semanas causando problemas respiratórios. Levando em consideração a saúde pública e dados que ainda não são exatos, o impacto das queimadas se estendeu além do esperado causando mortes prematuras devido a doenças cardiovasculares e respiratórias.

As crianças, por exemplo, são muito mais vulneráveis a poluição do ar porque o seu organismo ainda esta em desenvolvimento, além de terem a respiração mais rápida que os adultos, com isso, as expõe em uma quantidade maior de poluentes.

Para reduzir e proteger a saúde dos pequenos existem maneiras simples de não comprometer a saúde das crianças, como:

-Escolher locais seguros para brincar

-Manter a casa ventilada

-Usar máscara quando necessário

-Beber bastante líquido

O mais desafiador disso tudo é saber que estamos presenciando um momento de tristeza associada aos próprios humanos que não enxergam o quanto estão prejudicando nosso bioma e acabando com a vida útil em nosso planeta.

Destruir o coração do nosso planeta é simplesmente acabar com a nossa própria vida e ensinar as crianças desde cedo como se proteger da poluição garante um futuro mais sustentável.

Apoie nossa causa!

Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.

Compartilhe: