O consumismo é o ato de comprar coisas que não são necessárias. A ideia de que a felicidade está em comprar bens materiais, é uma questão para a sociedade há tempos. Nesse contexto, a internet é uma grande vitrine para crianças e adolescentes. O acesso a informações e produtos online expõem as crianças ao desejo de compra e isso pode ser desafiador para a construção de hábitos saudáveis e a valorização de aspectos não materiais da vida.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) atua na defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Fiscalização: monitora os acessos e a garantia dos direitos da infância e adolescência, tanto por parte de órgãos governamentais quanto de entidades não governamentais, garantindo o cumprimento das leis e normas.
Diretrizes: define as diretrizes para a criação e o funcionamento dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Banco de dados: apoia o desenvolvimento e a manutenção de um banco de dados com informações sobre a infância e a adolescência.
Acompanhamento do orçamento: acompanha a destinação dos recursos públicos destinados à promoção dos direitos da criança e do adolescente, cobrando transparência e eficiência na aplicação dos recursos.

...mas qual a relação?

Ao invés de pensar em comprar, que tal aproveitar esse tempo para:

  • Visitar feiras de brinquedos: as feiras de brinquedos incentivam a troca de itens usados.
  • Atividades ao ar livre: passeios em parques, brincadeiras na natureza e contato com animais são momentos memoráveis e significativos para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças. 
  • Estimular a criatividade: atividades como pintura, desenho, leitura e contação de histórias incentivam a imaginação, a expressão individual e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O consumismo reflete a sociedade em que vivemos. Com informação, diálogo e a apresentação de alternativas, podemos construir um futuro mais consciente e sustentável para as crianças.

Apoie nossa causa!

Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.

Compartilhe: