Você sabia que era proibido nadar no Rio Sena desde 1923? Infelizmente, o Rio causava riscos à saúde através de entulhos, concretos, cimentos e diversos produtos que navegavam pelas suas águas.

O Sena é o centro de vida dos parisienses, onde muitas pessoas o recorrem para atividades recreativas ao seu redor, mas infelizmente virou o lixo das ruas que são carregadas pela chuva e além disso, recebia os esgotos de indústrias e residências.

Diante de alguns projetos e ações voltadas para despoluição, ele foi revitalizado, na construção de estações de tratamento de esgoto, tratamento para o ecossistema local, além de contar com várias espécies de peixes que fazem parte de casos de sucesso de rios despoluídos do mundo. 

As Olimpíadas de 2024 foram planejadas com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente e despoluir o Rio Sena foi um dos seus principais objetivos. Hoje é possível praticar as modalidades aquáticas no Rio, mas sempre deixando em observação que em caso de chuva forte antes da competição é necessário adiar as provas, mas sem a necessidade de mudar o local.

A preservação do Sena é uma questão ambiental que engloba diversos projetos, como a melhoria da qualidade da água, proteção da biodiversidade e promover a sustentabilidade de recursos hídricos.

Esse foi um marco histórico para o mundo e principalmente para os parisienses, inclusive a prefeita de Paris, Anne Hidalgo mergulhou na quarta feira, dia (17) para mostrar à população que o Sena está limpo, seguro e pronto para os Jogos Olímpicos de 2024.

Algumas medidas foram tomadas para que o Rio continue se adaptando às suas melhorias, como:

  • Monitorar a qualidade da água implementando sistemas para detectar qualquer poluição e tecnologias avançadas para detectar e coletar dados sobre o ecossistema aquático.
  • Controle de resíduos e fiscalização rigorosa para evitar que joguem resíduos industriais e agrícolas no Sena, além de programas para remover o lixo e os detritos da margem.
  • Restauração do ecossistema: criar zonas de proteção ambiental para proteger espécies ameaçadas e promover biodiversidade com projetos nas margens do Rio.
  • Conscientização pública: campanhas de conscientização da população para continuar preservando o Rio Sena e práticas sustentáveis que podem adotar no dia a dia; envolver comunidades locais para se voluntariar com o plantio de árvores e limpezas nas margens do Rio.
  • Infraestrutura verde: construção de parques ribeirinhos e sistemas de drenagem para melhorar a qualidade da água.

Essas medidas visam proteger e melhorar a saúde do rio Sena garantindo que ele possa ser fonte de recreação, beleza natural com água saudável sem prejudicar a sociedade. Com isso, deixa um legado duradouro de melhoria e qualidade de vida para os moradores de Paris e futuras gerações.

As ações diárias positivas no nosso dia a dia em benefício da sociedade e de um futuro melhor para as nossas crianças em prol do meio ambiente faz com que o nosso pensamento mude diante das atrocidades que estamos sofrendo devido as consequências humanas do nosso planeta.

Vamos juntos melhorar o mundo.

Apoie nossa causa!

Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.

Compartilhe: