Publicado na revista Psicologia, Reflexão e Crítica (2016), este estudo analisou os problemas comportamentais e de competência social em 24 crianças brasileiras com comprometimento específico de linguagem (CEL). Os resultados mostraram que essas crianças apresentaram índices significativamente maiores de problemas de comportamento e níveis reduzidos de competência social em comparação com crianças de desenvolvimento típico.

O que é o CEL

O comprometimento específico de linguagem (CEL) é um transtorno persistente que afeta o desenvolvimento da linguagem sem relação com outras condições médicas. Este estudo investigou as conexões entre CEL, problemas comportamentais e habilidades sociais, destacando a relevância do diagnóstico precoce e intervenções direcionadas.

Objetivo do Estudo

Avaliar a prevalência de problemas comportamentais e sociais em crianças com CEL e explorar a relação entre a gravidade do comprometimento linguístico e esses problemas.

Como foi Conduzido?

Foram avaliadas 24 crianças de 6 a 11 anos com CEL utilizando o Child Behavior Checklist (CBCL). A gravidade do CEL foi medida com base em critérios de abrangência e severidade.

Resultados:

  • Comportamento: 50% das crianças apresentaram risco elevado de problemas comportamentais, com maior prevalência de dificuldades internalizantes, como ansiedade e depressão.
  • Competência Social: 95% das crianças demonstraram baixa competência social, especialmente em atividades escolares e relacionamentos interpessoais.
  • Gravidade do CEL: crianças com comprometimento severo apresentaram mais problemas comportamentais, enquanto a competência social não mostrou variação significativa.

Conclusões

  • Intervenção Precoce: estratégias que combinam suporte linguístico e desenvolvimento socioemocional podem reduzir problemas comportamentais.
  • Apoio Escolar: programas inclusivos nas escolas podem promover habilidades sociais e melhorar o desempenho acadêmico.
  • Parceria com famílias: envolver os pais no tratamento auxilia no fortalecimento das competências sociais das crianças.

O CEL impacta significativamente o comportamento e a competência social. Abordagens multidisciplinares, com foco em aspectos linguísticos e emocionais, são primordiais para melhorar a qualidade de vida dessas crianças.

Nota: Este conteúdo foi adaptado sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Fonte: Puglisi, M.L., Cáceres-Assenço, A.M., Nogueira, T. et al. Behavior problems and social competence in Brazilian children with specific language impairment. Psicol. Refl. Crít. 29, 29 (2016). https://doi.org/10.1186/s41155-016-0027-7

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