O termo nada mais é do que “lavagem verde”. Green = associado ao ambientalismo e Whitewashing = encobrir a verdade, “disfarçar”.

Nos últimos anos, a conscientização ambiental vem ganhando força, levando pessoas a consumirem produtos naturais e buscarem serviços mais sustentáveis. Através deste contexto, surgiu o termo “greenwashing”, onde empresas se aproveitam dessa situação para “enganar” as pessoas com propagandas enganosas mostrando o quanto são ecológicas, mas na verdade não compactuam com a realidade.

Empresas que se aproveitam da sustentabilidade com práticas enganosas e interesse em alavancar suas vendas para obter mais resultados, sem implementar mudanças significativas que provem ao contrário estão praticando o “greenwashing”.

Portanto fiquem atentos a alguns sinais para não errar na hora de usufruir de algum produto que você acha que contribui com o meio ambiente, mas na verdade, não passa de “fake news”.

Vou esclarecer algumas dicas valiosas que vão te ajudar a não cometer alguns erros.

Pesquise a empresa: procure saber se ela realmente condiz com o que fala, se implementou mudanças reais na sua organização ou se está pensando somente em aumentar as suas vendas.

Fique de olho nas certificações: procure por selos reconhecíveis e confiáveis do Forest Stewardship Council (FSC) ou o selo orgânico do USDA.

Analise o ciclo de vida do produto: considere desde a produção, como foi feito, até o seu descarte. Através disso você já pode analisar se a empresa aborda suas particularidades de forma sustentável.

Cuidado com Jargões: clgumas empresas possuem termos vagos, sem especificações ou dados completos que não possuem explicações sobre o assunto.

É bom ficar de olho nesses detalhes para não sofrer consequências no futuro. Afinal de contas, o planeta agradece por práticas que privilegiam o nosso bem estar de forma saudável e às vezes transmitir uma mensagem enganosa pode gerar conflitos desagradáveis para a sociedade.

Para os consumidores: Tomar decisões com base em informações falsas pode prejudicar a confiança nas marcas, dificultando a fidelização dos clientes em escolhas realmente sustentáveis, além disso, causam gastos desnecessários com produtos que não cumprem com suas promessas.

Para as empresas: Pode ser bom a curto prazo levando transparência e benefícios financeiros e de imagem, porém a longo prazo pode perder a confiança dos consumidores, responder a alguns processos e gerar multas causando uma má reputação para a organização. 

Uma pesquisa aponta que:

Nove em cada dez investidores brasileiros (98%) dizem que relatório corporativos de sustentabilidade contém informações não comprovadas, é o que diz a Pesquisa Global com Investidores 2023 da PwC, multinacional de auditoria e consultoria. No contexto mundial, o índice de percepção de greenwashing é de 94%. Fonte: Exame

A importância da transparência

Ser transparente é fundamental para evitar o “Greenwashing”. É importante as empresas serem claras e coerentes com o que se diz praticar, pois os impactos que os produtos geram para a natureza fortalece sua imagem em relação aos seus consumidores. 

Portanto, se informar, buscar por certificações e estar disposto a responder perguntas de consumidores com dúvidas sobre algum produto ou serviço é essencial para que a marca esteja alinhada com o seu propósito.

Ou seja, identificar o termo, fazer as escolhas certas e se informar sobre o assunto gera transparência, responsabilidade ambiental e social para todos.

O objetivo é levar conhecimento para adultos e crianças que se preocupam com o nosso planeta se comprometendo genuinamente de forma clara e objetiva.

Apoie nossa causa!

Existem diferentes maneiras de ajudar a construir uma geração mais ativa e consciente.

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